domingo, 9 de novembro de 2008

Pronto, cá vai uma do aeroporto


Por norma sou um pessoa educada (depende das situações), isto é quando não tenho uma pessoa a insultar-me em alemão por alguma razão. Em situações como esta, perco a compostura e faço todo o check in em "bom português". Digamos que dá bastante jeito recorrer algumas palavras do nosso vocabulário, (daquelas muito feias) e com as quais nos aliviamos profundamente.
Então uma noite estava a embarcar um voo para Colónia. Era o último voo. O avião chegou 2 ou 3 horas tarde e tínhamos ali montado um circo, já que as pessoas insistiam em perguntar de 2 em 2 minutos, o que se passava com o voo, obviamente que passaram diversos anúncios em alemão, avisando a hora estimada de chegada do voo e que esperassem na respectiva sala de embarque e tal e tal. Uma das regras da companhia, era que embarcássemos os passageiros por ordem de check in, isto é, por número de emissão de cartão de embarque.
Quando começámos finalmente o embarque, avisámos outra vez que respeitassem a ordem de embarque. Tinha comigo uma companheira que falava alemão e ela mesmo fez esse pedido. Então ao fim de passarem umas 10 pessoas, vem um sr de meia idade e a tentar a sua sorte. Lembro-me que tinha sido dos últimos a quem fiz check in e avisei-o da regra e que teria de deixar passar todas as outras pessoas. Furioso, começou a praguejar na sua língua. Foram então passando os outros passageiros e o senhor seguia com o seu discurso em tom fanfarrão e julgando-se carregadinho de razão. O tempo ia passando, o sr seguia fazendo-me frente e enquanto tentava tirar-me os dados do meu cartão identificativo. Tínhamos ali uma situação chata, já que eu estava demasiado nervoso e já nem o via bem. Finalmente passam todas as pessoas. Ficámos então frente a frente (onde ficou durante todo o embarque). Perguntei-lhe se ainda queria ir ou se preferia ficar por cá. O sr saca do cartão de embarque e roça-me pela cara, dizendo: Então e agora, entro ou não entro?!
E lá entrou, pronto… mas comigo! Entrámos dentro do avião juntos. Dei-lhe o resguardo do cartão de embarque à chefe de cabine e disse-lhe que tínhamos aqui um passageiro conflictivo, que estava muito nervoso e que talvez fosse melhor ficar por cá a passar mais uns dias. O indivíduo gelou por momentos. O sorriso que tinha na cara, por momentos desvaneceu. A senhora foi muito correcta. Apontou o nº do assento, disse-me que não haveria problema, que trataria do assunto. Saí do avião e soltei-lhe um: Incha porco!!!
Por isso fica aqui uma lição: "não sejam desagradáveis com pessoas que tem poderes!"

Sem comentários: